Já conhecida por suas lutas, a Frente Negra Gaúcha (FNG) foi contemplada pela Câmara dos Vereadores de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol, a qual busca destacar a atuação da entidade no combate ao racismo, às desigualdades sociais e a busca pela ascensão da pessoa negra aos espaços de poder. A proposição foi do Coletivo Cuca Congo e o recebimento ocorreu em sessão solene, na Câmara, no dia 04 de agosto último.
“A Comenda Porto do Sol é a maior honraria dada pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A FNG sente-se honrada pelo seu recebimento, pois consagra o reconhecimento de seu trabalho. Considerando a representatividade negra, a ocupação de espaços de poder pela comunidade negra e a luta antirracista é tarefa árdua e constante; obter tamanha honraria muito nos orgulha, entretanto somos conscientes da nossa responsabilidade com os compromissos assumidos. A necessidade da elaboração de projetos, a construção de políticas e a efetivação de ações permanecem firmes em nossos horizontes”, declara o presidente da Frente, João Carlos Almeida dos Santos.
“Essa Comenda é importante porque é o reconhecimento de um trabalho que tem a função de empoderar, fortalecer, apoiar, dar visibilidade a pessoas negras a ocuparem os espaços de poder, os espaços de transformação que promovem as mudanças na sociedade e nas vidas das pessoas”, complementa Vanessa Mulet, vice-presidente da FNG.
Luciane Gongo, sindicalista e integrante do Coletivo Cuca Congo, esteve presente na sessão solene da entrega da Comenda à Frente e destaca que a honraria põe a FNG em outro patamar de importância perante às organizações. “Foi uma grande honra ter tido a possibilidade de conceder e ter sido aprovado na Câmara dos Vereadores, ou seja, dar visibilidade para a Frente Negra Gaúcha pelo seu trabalho destacado com a comunidade negra para toda a cidade de Porto Alegre”, conclui Congo.
Criada em 2019, a Frente Negra Gaúcha é uma associação civil com fins públicos e não lucrativos, de caráter educacional e cultural, de formação política e social, filantrópica, assistencial, promocional e sem cunho partidário. É composta por negros e não-negros, sem distinção de gênero, idade, origem social, de classe e religiosa, escolaridade e naturalidade. Busca a coalizão de todas as forças para o enfrentamento do racismo sistêmico que estrutura a sociedade brasileira. A FNG tem por objetivos a conscientização e a promoção da pessoa negra e do seu potencial, por meio da formação e da representação política nos diferentes espaços de poder para redução das desigualdades raciais e sociais.
Atualmente, a diretoria da Frente Negra Gaúcha possui a seguinte composição: João Carlos Almeida dos Santos (presidente), Vanessa da Silva Mulet (vice-presidenta), Silvia Abreu (diretora de Comunicação), Aline (diretora de Formação Política), Luiz Carlos Souza dos Santos (diretor financeiro) e Silvio Luiz Garcias (diretor de Ação Social).
Texto: Gabrielle de Luna
Crédito das fotos:
Marina Spchet Fotografia
© 2019 - 2024 | Frente Negra Gaúcha | Site desenvolvido por Maria Helena dos Santos.